domingo, março 03rd, 2013 | Author:

CASA DE FAZENDA.

Ao atravessar a porteira e lançar um olhar pelo imenso pasto verde, a primeira sensação é de se estar percorrendo o infinito. Num lugar como este, o tempo perde suas divisões decimais e sugere apenas sucessivas noites e produtivos dias, geralmente dedicados à criação de gado de corte. Rodeada de árvores, a sede da estância deixa evidente a sua vocação de lazer. Todos os fins de semana, os ambientes são preparados para a chegada dos parentes e amigos.

O projeto de interiores de Nelson Viana Oli-ver, com colaboração de Jorge Santos Lima, privilegia o aconchego, presente nos tecidos naturais em padronagens bem atuais. Com a liberação dos espaços de circulação, o decorador dispôs, de forma equilibrada, os móveis antigos de família e os objetos de arte, colecionados pelos proprietários. A sede da estância abriga living, sala de estar com bar, biblioteca, lavabo, sala de jantar, seis apartamentos, cozinha, sala de almoço, copa e agradáveis varandas, voltadas para a piscina e o lago. No anexo, a sala de jogos e uma grande churrasqueira retratam o estilo de viver típico da região. Aliás, na melhor tradição mato-grossense, a cozinha é atravessada pelas águas canalizadas de uma mina, numa pia que no passado servia para a lavagem dos utensílios domésticos. Na saída, a água movia um monjolo que pilava os grãos necessários à subsistência da estância.

Hoje, o antigo monjolo desapareceu, mas a água ainda percorre os canais, repetindo o antigo ritual. Limpa, fresquinha, a água passa pela sala de almoço para ser captada mais adiante por uma verdadeira piscina, em plena varanda. De lá segue pelo gramado a céu aberto, até chegar ao lago, junto ao anexo da churrasqueira. A engenhosa idéia, atribuída aos desbravadores da região, é mais do que adequada ao clima quente e escaldante dessa porção mágica do Brasil.

Compartilhe no:
  • Orkut
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in